Saúde Mental (Artigo 4): a relação das doenças psicossomáticas com a saúde mental

por Silvia Trein, 27/06/2023

As doenças psicossomáticas têm uma relação estreita com a saúde mental, pois envolvem a interação complexa entre fatores psicológicos e físicos.

Embora essas doenças apresentem sintomas físicos, são influenciadas por emoções, estresse e questões psicossociais.

Exemplos comuns incluem dor de cabeça tensional, síndrome do intestino irritável, úlceras gástricas e asma, entre outros, que muitas vezes são desencadeados por eventos estressantes, conflitos emocionais não resolvidos, ansiedade, depressão e traumas.

Portanto, é essencial cuidar adequadamente da saúde mental no manejo das doenças psicossomáticas, identificando e gerenciando os fatores psicológicos e emocionais que contribuem para a condição física.

O tratamento pode incluir terapia psicológica, técnicas de relaxamento, estratégias de enfrentamento do estresse e abordagens integradas para a saúde mental e física.

Além disso, cuidar da saúde mental de forma geral pode prevenir o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

Ao manter um bom equilíbrio emocional, lidar efetivamente com o estresse e cultivar relacionamentos saudáveis, é possível reduzir a probabilidade de sintomas físicos relacionados ao estresse e ocorrência de doenças psicossomáticas.

Portanto, ao abordar a saúde mental de maneira abrangente e incluir práticas de autocuidado emocional, podemos promover o bem-estar geral e contribuir para a prevenção e tratamento das doenças psicossomáticas.

Fonte: Costa ALS, et al. Fatores psicossociais e doenças psicossomáticas: revisão sistemática. Psicologia: Ciência e Profissão. 2019; 39(2): 320-337.

© [2024], SATREIN Consultoria em Comportamento Organizacional. Todos os direitos reservados.

Este artigo é de propriedade exclusiva de SATREIN Consultoria em Comportamento Organizacional e está protegido pelas leis de direitos autorais. A reprodução, distribuição, divulgação, adaptação, tradução ou qualquer outra forma de uso ou exploração em qualquer meio, seja de forma integral ou parcial, sem a expressa autorização por escrito de Silvia Trein, é estritamente proibida.

Para solicitações de permissão de uso ou outras questões relacionadas aos direitos autorais deste artigo, entre em contato através de seu e-mail contato@satrein.com.br.

Leave A Comment